sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Notícias Oficiosas

Enviamos emails pro Ministério da Saúde e  pro INCA, mas não tivemos resposta alguma.

Porém, várias pessoas têm telefonado e relatado que conseguiram algumas respostas sobre o processo das novas nomeações. Essas respostas dão conta de que o processo já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e que agora cabe ao MPOG autorizar. Ao RH do INCA e ao Ministério da Saúde não cabe mais nada a fazer no momento.

A prorrogação do concurso é uma luta distinta. Temos que fazer valer um direito que é nosso! A prorrogação do concurso e a substituição dos terceirizados tem  que acontecer!

23 comentários:

  1. Se o processo já foi encaminhado ao MPOG tem que ter um número de registro no CPROD! Qual o número??? Só verifiquei um protocolo no MPOG com características parecidas com a do INCA:

    http://cprodweb.planejamento.gov.br/consulta_externa.asp?cmdCommand=Buscar&ProcCodProcedencia=3977&ProtNumProtocolo=25000010300201270

    Vamos nos mobilizar de forma mais ativa... marcar reuniões para juntos vermos novas formas de buscarmos a prorrogação do concurso!!!
    Tá aí a idéia...

    ResponderExcluir
  2. Galera sugiro entrarmos no site da afinca(já o fiz) e pedirmos à eles que se empenhem em conseguir saber como serão distribuidas as 346 vagas que serão liberadas pelo MPOG.
    lembro que num passado recente a afinca conseguiu tal fato e divulgou, dando alívio aos outrora candidatos do cadastro e que hoje estão efetivados.

    ResponderExcluir
  3. Retirado do site PCI Concursos:

    http://www.pciconcursos.com.br/consultoria/terceirizado-contratos-temporarios-ou-requisitado

    "Fiz o concurso público e fui aprovado, mas não fui convocado por que existem terceirizados, contratados temporários (art. 37, IX, CR/88) ou requisitados exercendo as atividades relativas ao meu cargo. Isso é regular?"
    Não. A entidade que faz isso simplesmente viola o princípio do concurso público (art. 37, II, CR/88), pois havendo candidatos aprovados, o procedimento correto a ser adotado pela Administração Pública à luz do princípio da moralidade e impessoalidade (art. 37, caput, CR/88) é a convocação dos mesmos.
    Nesse caso específico, os candidatos passam a ter direito subjetivo de serem nomeados, deixando de ter mera expectativa de direito, como ainda prevê a regra.
    Essa irregularidade poderá, dependendo do caso concreto, ser sanada com a ação popular (moralidade administrativa), mandado de segurança ou ação ordinária cumulada como pedido de antecipação de tutela.

    Acho que cabe a cada um dos interessados que estão em cadastro reserva entrar na justiça requerendo o seu direito. Existem várias maneiras de se descobrir se há terceirizados ocupando o cargo para o qual vc fez o concurso. A internet é um deles.
    Junte todos os documentos e provas que comprovem que você passou para o tal cargo e de preferência a prova de que existem os terceirizados tb.
    A única coisa que vcs não podem esquecer é que para entrar na justiça, o melhor a fazer é entrar 120 dias antes do prazo do fim do concurso, ou seja, até o mês de fevereiro de 2012.

    Um alerta para aqueles que estão na "boca" do cadastro reserva, sabem dos terceirizados e ainda nao correram atrás...

    ResponderExcluir
  4. Jornal ou colunista ajuda mas não é a principal solução. Devemos correr atrás da Justiça, do MPF e principalmente do TCU.

    O TCU é o órgão fiscalizador que prorrogou o prazo para a substituição dos terceirizados até dez/2012. Segue trecho da notícia sobre isso:

    "O Tribunal de Contas da União (TCU) prorrogou até dezembro de 2012 o prazo para que órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional apresentem ao tribunal o resultado final do processo de substituição de terceirizados irregulares. O TCU fará fiscalizações periódicas com o objetivo de garantir que a determinação seja cumprida dentro do novo prazo e também para identificar possíveis práticas omissas ou comissivas em relação ao assunto." (fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=3830634)


    Conforme o TCU são pelo menos 1.034 contratados irregulares no INCA (acórdão 2681/2011 - http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/noticias_arquivos/016954.pdf):

    "VI - Da Administração Pública Federal Direta
    Os 3.658 terceirizados ainda pendentes de substituição na Administração Direta desdobram-se na forma seguinte:
    (i) 1.971 no Ministério da Saúde: Instituto Nacional do Câncer (1.034) [...]."


    Liguei para a ouvidoria do TCU e pediram que fosse enviado um e-mail para eles com a situação para ouvidoria@tcu.gov.br, que eles encaminham para o auditor que cuida do caso.

    O processo é o TC 016.954/2009-5. Dois acórdãos já saíram neste processo (2681/2011 e 1520/2006), que está na 8ª Secretaria (tel: (61) 3316 - 5425). A ordem é clara quanto à substituição dos contratados irregulares.

    Portanto, a fiscalização continua e quanto mais gente enviar e-mails para a ouvidoria do TCU ou até mesmo ligar para a secretaria cobrando fiscalização e providências melhor. Devemos cobrar a substituição e o cumprimento pelo INCA dos acórdãos 2681/2011 e 1520/2006 o quanto antes. O e-mail é ouvidoria@tcu.gov.br.

    ResponderExcluir
  5. SE ESTA CADA VEZ MAIS PERTO O PROCESSO DE MORALIZAÇÃO DENTRO DO INCA, INEGAVELMENTE ESTÁ, BASTA OLHAR PARA O INÍCIO DO CONCURSO, ONDE TEM GRANDE PARTICIPAÇAO NISTO O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, A AFINCA , MAS QUE AGORA NÃO ESTA FAZENDO NADA, TEM QUE SER COBRADA PARA QUE CUMPRA COM SEU DEVER DE ASSOCIAÇAO DOS FUNCIONARIOS DO INCA, AO AGOSTINHO PELA SUA MOBILIZAÇAO. ENTRETANTO , O INCA TEM ATÉ DEZEMBRO DE 2012 PARA SUBSTITUIR OS TERCEIRIZADOS, SE NÃO PRORROGAR O CONCURSO DEMONSTRARA MÁ FÉ DA INSTITUIÇÃO. O QUE OCORRE É QUE ESTAS VAGAS A SEREM PREENCHIDAS DIVULGADAS SÃO DE VACÂNCIAS, O QUE SOMENTE ISTO COM AQUELE QUANTITATIVO JA DÀ DIREITO A UM MANDADO DE SEGURANÇA PARA AQUELES QUE SE ENQUADRAM NAQUELE QUANTITATIVO,ESTES COM CERTEZA SERAM CHAMADOS, MAS E OS TERCEIRIZADOS CONTINUARAM? NÃO É JUSTO. COBREMOS A AFINCA UMA POSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. CONCURSO DA SAÚDE 2005 FOI PRORROGADO, PORÉM, VEJO UMA DIFERENÇA NA SITUAÇÃO ATUAL,O TCU, O MINISTÉRIO PÚBLICO, O AFINCA NEM OS SINDICATOS DA SAÚDE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A MANOBRA DA DIREÇÃO DO INCA PERPETUANDO A IMPUNIDADE PELA AFRONTA AOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE SÃO A LEGALIDADE,IMPESSOALIDADE, MORALIDADE,PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA.

    VEJA SE É ISSO MESMO:

    ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE,POIS, AFRONTA A LEI 8112/90 E CF/88 CONTRATANDO SEM CONCURSO.
    PESSOALIDADE, POIS, ESCOLHE OS CONTRATADOS DESOBEDECENDO SEUS PRÓPRIOS CRITÉRIOS DE EFICIÊNCIA NA MEDIDA QUE O CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS FOI PAUTADO PARA CONVALIDAR AS CONTRATAÇÕES, MESMO ASSIM A GRANDE MAIORIA NÃO CONSEGUIU SER APROVADA.
    O QUE FALTA PRA GENTE É O AD, OU SEJA, AMIGO DO DIRETOR.
    IMORALIDADE ALEGAR FALTA DE CONDIÇÕES TÉCNICAS PARA ASSUMIR OS CARGOS OS APROVADOS PELOS CRITÉRIOS QUE A PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO DO INCA ESCOLHEU,OU SEJA,ELES ESTAVAM ENGANADOS.
    PUBLICIDADE AQUI NÃO QUIZ ADJETIVAR, POIS, É AQUI QUE ELES ESTÃO CONSEGUINDO MANIPULAR A SITUAÇÃO PORQUE A MAIORIA DOS APROVADOS COMO EU NÃO SABE OS CARGOS E OS QUANTITATIVOS DE TERCEIRIZADOS.TEMOS ABRIR ESTA CAIXA PRETA.
    INEFICIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NA CONDUÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA E SUBSTITUIÇÃO DOS TERCEIRIZADOS.

    ResponderExcluir
  7. Me indicaram uma excelente advogada que é especialista em concursos e açoes contra a União. Dra. Tatiana Batista (21) 2620-9461 / 21 7877-2333

    ResponderExcluir
  8. Vamos entrar em contato com ela , temos q nos organizar primeiro também.
    Alguma sugestão pessoal?

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe me dizer como faço para saber se tem terceirizado ocupando a vaga em meu cargo?

    ResponderExcluir
  10. Alguém recebeu alguma resposta dos emails enviados???
    Temos que nos que nos reunir para chegarmos um acordo e entrar com uma ação conjunta.
    Precisamos do espaço, vou ao Sindsprev com mais uma candidata, no dia 01/02 para termos uma orientação de como devemos proceder, vou ver se consigo o espaço.
    Tentem também como puder

    ResponderExcluir
  11. INCA será obrigado a divulgar seus contratos, diz CGU e Casa Civil

    CGU - 30/01/2012


    Órgãos e entidades do Governo Federal, inclusive o INCA, deverão divulgar na Internet um rol mínimo de informações, como dados sobre despesas e transferências de recursos, procedimentos licitatórios, contratos e resultados de auditorias. Essa é apenas uma das principais providências apresentadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Casa Civil da Presidência da República em reunião, dia 26/01, que tratou da implementação da Lei de Acesso à Informação Pública, que entrará em vigor no dia 16 de maio deste ano.

    A divulgação de quaisquer informações relativas à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação e contratos deverá ser feita em página específica sobre o assunto, em modelo definido pela CGU. O acesso à página será feito por meio de banner padrão publicado na página inicial dos sites de órgãos públicos.

    Leia matéria publicada no site da Controladoria-Geral da União (CGU) publicada em 27/01/2012.

    ResponderExcluir
  12. Em algum lugar eu vi que estava escrito no blog,que o concurso tem validade até fevereiro,eu quero tirar uma dúvida se alguêm souber me responda por favor,a validade não é contada a partir da data de homologação ou seja da divulgação do resultado final.

    ResponderExcluir
  13. O concurso tem validade de dois anos, que começa a contar a partir da data da homologação do concurso, se nao me engano será em junho. Temos que dar entrada na ação até 180 dias antes do termino.

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá galera , vamos passar a nos comunicar mais..
    TEMOS Q CORRER ATRÁS DISSO.
    É NOSSO DIREITO.
    SE A SUBSTITUIÇAÕ É ATÉ FINAL DO ANO , TERÁ Q SER!

    ResponderExcluir
  15. O berço das irregularidades tem nome dentro do Inca e se chama SITEc, um setor dentro do DIPAT onde existem muitos FAFs e CNS pricipalmente nas chefias, voces tem duvidas vão conferir.
    A chefe do Sitec é uma da faf Claudia pires a chefe do dipat é faf leila chimeli e fora a maioria dos médicos e citotécnicos e tecnicos de histologia. quando tomei conhecimento fiquei revoltado pois a minha vaga está ocupada por alguem que não tem o direito, eu estudei, eu passei no concurso, eu quero minha vaga.

    ResponderExcluir
  16. GENTE O QUE FAREMOS PARA CONSEGUIR A PRORROGAÇÃO DO CONCURSO???? VAMOS LUTAR!!!!

    ResponderExcluir
  17. http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Profissional.asp?VCo_Unidade=3304552273454

    Neste link vocês sabem o nome dos terceirizados, residentes e estatutários. Mas só é possível consultar profissionais da área de saúde como médico, nutricionistas, fisioterapeutas, a primeira coluna da tabela é o nome, em seguida a data que a pessoa entrou, e a coluna tipo, onde diz "intermediado por entidade filantrópica e/ou sem fins lucrativos" é o pessoal contratado pela FAF.

    Não há na lista profissionais da área administrativa. Se alguém souber onde encontrar os nomes dos terceirizados que ocupam cargos administrativos como: comunicação, direito, engenharia, comunicação visual, biblioteconomia, gestão e apoio técnico administrativo por favor coloquem aqui.


    Boa sorte e corram atrás dos seus direitos.

    ResponderExcluir
  18. O site supramencionado está desatualizado e não contém a função exata ocupada.

    A secretaria do TCU que cuida da substituição dos terceirizados é a 8ª. O processo é o TC 016.954/2009-5, que tem dois acórdãos: 2681/2011 e 1520/2006, onde é determinada a substituição dos irregulares e acompanhamento da situação.

    O dever do Tribunal de Contas da União é fiscalizar e já liguei cobrando providências. E você? Já fez o mesmo? Quanto mais gente melhor, e o telefone é o (61) 3316 - 5425. Vale também e-mail para ouvidoria@tcu.gov.br.

    ResponderExcluir
  19. mas lá no site quando eu cliquei na ficha de um determinado nome (técnico em enfermagem) está dizendo que foi atualizado em 06/01... como funciona isso então?

    ResponderExcluir
  20. Estou na duvida se entro na justiça ou se espero. Por enquanto, estou seguindo as orientações do blog. Mandando e-mail para TCU, para AFINCA, ligando para MPOG, RH do INCA etc.. Mas até agora não vi nada acontecer a nosso favor. E o tempo está se esgotando..

    ResponderExcluir
  21. Mandei email p ouvidoria do tcu tb.
    Amanhã vou ligar!!

    ResponderExcluir
  22. Alguém já fez contato com Afinca,o que eles tem a dizer sobre a informação que eles colocaram no site informando sobre as vagas de vacância

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog